MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE TAPETES E CARPETES

 

INSTRUÇÕES PARA MANUTENÇÃO

 

1. Tufos ou buclês mais altos 

É possível que, apesar do cuidado exercido na fabricação e inspeção de todos os tapetes e carpetes da Tecer, apareçam alguns tufos mais altos ou buclês levantados. Não tente puxá-los, apenas corte-os cuidadosamente com uma tesoura afiada ou consulte a fábrica.
 

2. Cigarros 

Queimaduras provocadas por cigarro, em tapetes e carpetes “cut” podem ser disfarçadas cortando com uma tesoura as pontas queimadas e escovando a área em várias direções.

 

3. Vazamento de água 

Em caso de vazamentos acidentais de água sobre o tapete/carpete, retire o excesso com panos e certifique-se de que o mesmo ficou absolutamente seco. O ideal é chamar uma empresa de lavagem profissional para evitar a formação de odores desagradáveis e mesmo alterações na aparência do produto.

 

4. Amassamento 

É normal que as áreas de maior tráfego apresentem amassamento maior, fazendo com que a luz incidente sobre estas áreas se reflita de modo diferente das outras áreas do tapete/carpete, aparentando sombras ou manchas. O uso mais frequente do aspirador nestas áreas pode minimizar o problema. No caso de amassamento, é necessário varrer os pelos no sentido contrário (despentear), com vassoura de piaçava, para voltar ao normal.

 

5. Umidade 

A presença de umidade elevada pode provocar enrugamento do tapete/carpete. Entre em contato com a Tecer para re-esticar o produto.

 

6. Dedetização 

Ao contratar uma empresa de dedetização, certifique-se de que os produtos usados não prejudicarão o tapete/carpete, tanto a sua superfície, como a sua base de látex.

 

  

INSTRUÇÕES DE LIMPEZA

 

1. Limpeza Doméstica

Aspirar no mínimo 3 vezes por semana. Utilizar aspirador de pó com boa sucção e bocal liso, sem esfregar demais. Bocais serrilhados ou em mal estado (ásperos) podem prejudicar a superfície do tapete/carpete, desfiando os fios ou buclês. Mensalmente ou quando o tapete/carpete apresentar aspecto sujo e sem vida, passar um pano branco, limpo e úmido em toda a superfície, secando com outro pano branco a seguir.

 

Antes de usar qualquer produto de limpeza, testar em uma área pequena do tapete/carpete. Vassouras rígidas, tipo piaçava, podem ser usadas, sem esfregar com força, em tapetes/carpetes de nylon do tipo “cut”, mas não devem ser utilizadas em buclês, nem em tapetes de algodão ou lã.   

 

2. Remoção de Manchas      

Toda e qualquer mancha deve ser removida o mais rápido possível, pois, algumas substâncias podem reagir com as fibras, fixando-se para sempre se permanecerem no carpete por muito tempo, e também para evitar a penetração e fixação do produto que manchou o tapete/carpete.

 

Em todos os casos, retire o máximo possível do produto que caiu sobre o tapete/carpete com uma espátula ou papel absorvente, antes de iniciar o processo de remoção da mancha.
 

2.1. Fórmula Doméstica

Dissolver em 1 litro de água morna , 1 colher de sopa de detergente neutro e 1 colher de sopa de vinagre branco, agitar bem para formar espuma. Passar a espuma com movimentos circulares e deixar por alguns minutos. Esfregue levemente o local manchado com uma esponja ou pano limpos, molhando o tapete/carpete o mínimo possível. Importante: passar várias vezes sobre o local um pano úmido para retirar totalmente o resíduo de espuma (detergente) aplicado no tapete. A secagem deve ser sempre feita com pano branco e limpo.

 

2.2. Manchas mais Comuns

Café e Vinho 

Passar uma pedra de gelo sobre a mancha.

Utilizar a formula doméstica.

 

Doce, Chá, Chocolate, Fruta, Leite, Sorvete, Resíduos orgânicos 

Utilizar a formula doméstica.

 

Baton, Cola, Gordura, Graxa, Óleo, Ovo, Tinta 

Passar pano umedecido com removedor incolor e inodoro (solvente para limpeza à seco de tapetes),sem esfregar. 

Utilizar a formula doméstica.

 

2.3. Observações

Certas manchas são difíceis de ser removidas e uma consulta a empresa especializada na lavagem de tapetes e carpetes, sempre que possível é a melhor solução.

 

3. Lavagem por Empresa Especializada

Todo tapete/carpete deverá, ocasionalmente, ser submetido a uma lavagem profissional para retirar todas as partículas de sujeira que normalmente penetram nas fibras e fazer com que o tapete/carpete recupere a beleza original. A frequência deste tipo de lavagem dependerá do tipo e local de uso, mas não se deve esperar que o tapete/carpete fique muito sujo , pois se as partículas de sujeira estiverem muito impregnadas nas fibras, o resultado da lavagem pode não ser o esperado. Deve-se escolher uma empresa idônea, que lave seu tapete/carpete com equipamento apropriado, de preferência utilizando métodos que não introduzam muita umidade no tapete/carpete, exceto em lavanderias muito especializadas, que podem lavar os tapetes em máquinas com tanques grandes utilizando somente água limpa. O equipamento utilizado não deve escovar com violência a superfície dos tapetes/carpete, para evitar a abertura das pontas dos pêlos ou o desfiamento dos buclês.